fbpx

Qual o verdadeiro papel dos conselheiros de um condomínio ?

 

Eleitos a cada 2 anos, os conselheiros desempenham um papel fundamental na gestão de um condomínio:  a fiscalização das contas e apoio nas decisões do síndico, mas  sempre deixando claro que o síndico possui a prerrogativa de decidir desde que amparado pela lei e  respeitando a previsão orçamentária vigente. Em poucas palavras o síndico deve sempre tomar decisões que respeite a lei e não invista mais daquilo que foi aprovado em assembleia.

De acordo com o Art. 1.356, do Código Civil: “Poderá haver no condomínio um conselho fiscal, composto de três membros, eleitos pela assembleia, por prazo não superior a dois anos, ao qual compete dar parecer sobre as contas do síndico”.

Mas importante lembrar que os maiores conflitos internos são causados pela forma de agir de alguns conselheiros, pois confundem seu papel com o do síndico.

Isto é, querem decidir tanto ou mais que o síndico. Este tipo de comportamento gera enorme desunião e fatalmente prejudica o condomínio.

Qual o verdadeiro papel dos conselheiros de um condomínio ?O síndico deixa de investir energia nos problemas do condomínio para gerenciar um conflito sem sentido e desnecessário. A partir deste momento o síndico precisa trabalhar o ego e muitas vezes a vaidade dos conselheiros que foram eleitos para uma função e querem exercer outra.

Basta perguntar ao conselheiro informações básicas daquele que deveriam acompanhar e fiscalizar…qual valor da despesa geral do condomínio? Quais os valores das compras e contratações feitas nos últimos 2 meses? Quanto ganha o zelador?

Se o conselheiro não tem capacidade de responder essas questões simples provavelmente ele está fazendo isso errado.

O corpo diretivo pode tomar decisões colegiadas, mas nunca “sufocar” o papel do síndico!
Lembrem se: o síndico é o único responsável pelo condomínio!

Quem fiscaliza os fiscalizadores?

* Rafael Bernardes é síndico profissional e co-fundador do SíndicoLab.

 

Qual o verdadeiro papel dos conselheiros de um condomínio ?

 

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima