fbpx

Tendências de marketing 2023 para o mercado condominial

 

Estamos quase finalizando o ano de 2022 e o “pós pandemia” mudou a forma como o mercado condominial lida com a comunicação, o marketing e a inovação.

Além das muitas imposições que a pandemia nos trouxe, que se tornaram “comuns”, como o trabalho remoto e assembleias virtuais, a penetração do nosso mercado no meio digital e, principalmente, a exposição online do síndico profissional nas redes sociais e outros canais digitais cresceu de forma surpreendente.

Como aqui no SíndicoLab uma das nossas missões é preparar e auxiliar síndicos profissionais e o mercado condominial para receber e aproveitar inovações, trouxemos esse artigo, em que vamos abordar as principais tendências de marketing digital para 2023, mas com um olhar voltado para o mercado condominial.

A estrada até aqui:

Se você é do tipo que ainda tem dúvidas sobre a necessidade de utilizar o meio digital como síndico profissional, seguem alguns dados desse mercado:

  • Só no 1º semestre de 2022, os gastos com publicidade superaram os de 2020 e 2021;
  • No digital, mais de R$ 14,7 bilhões foram investidos entre janeiro e junho de 2022, uma alta de 12%;
  • E o grande foco dos investimentos continuam sendo nas mídias sociais, principalmente Instagram e YouTube.
  • 82% das pessoas fazem o acesso à internet pelo celular.

O dado mais importante: 72% dos brasileiros pesquisam online antes de realizar a compra de um produto ou contratação de um serviço.

Só por aqui, já dá para ter uma ideia da força que o digital tem e do crescimento que podemos esperar para o próximo ano. Por isso, é preciso preparo para acompanhar esse crescimento.

Os condôminos estão mudando seus perfis e hábitos de compra e contratação de serviços e a tendência, com o digital em alta, é se tornarem mais participativos e atuantes no condomínio.

Antes mesmo de falar de tendências, aí vão duas dicas de ouro:

1 – Defina claramente seus objetivos de marketing, isso é o básico;

2 – Invista em automação! Para o relacionamento principalmente.

Tendências 2023

Vídeos Curtos

Esqueça a história da dancinha, o mercado de vídeos curtos no Instagram Reels, YouTube Shorts e, é claro, o TikTok cresceu de forma gigantesca nos últimos dois anos e permanece em ascensão.

Só no Instagram foram mais de 1,4 bilhões de usuários consumindo conteúdo diariamente.

E com o amadurecimento da ferramenta, síndicos profissionais e outros players do mercado condominial tem espaço para criar estratégias de conteúdo em vídeos curtos profissionais.

Mas é importante lembrar que nesse formato você tem três segundos para conquistar o usuário. Então, criatividade e conhecimento são essenciais para uma estratégia eficiente.

 

Parcerias e Influenciadores

Essa é uma forma de crescer nas redes sociais que já é usada há muito tempo, mas ganha força no mercado condominial, principalmente pela visibilidade que alguns players, como síndicos profissionais, profissionais técnicos e empresas de serviços têm adquirido.

Realizar parcerias com esses players e empresas pode ser uma ótima forma de crescer no digital e conquistar mais espaço e visibilidade, aumentando a chance de gerar novos negócios.

Entretanto, é preciso lembrar que ninguém está nas redes sociais para comprar e sim para se distrair ou aprender. Crie conteúdos em parceria que agreguem valor para quem assiste e somente com profissionais que se identificam com a identidade da sua marca e com seu público.

Marketing personalizado e direcionado

Como eu disse anteriormente, a forma como as pessoas consomem conteúdo mudou. Por isso, conteúdo genérico não funciona mais, principalmente no Instagram.

E para provar, vamos fazer um exercício juntos. Me responde:

  • Quantas vezes você viu uma postagem no Instagram falando sobre as responsabilidades do síndico profissional e da administradora?
  • Quantas vezes você viu um conteúdo abordando os motivos para se contratar um síndico profissional?

E agora me fala a verdade, você parou para ler? Achou interessante? Pois é, esse é o ponto. Para engajar seguidores, você precisa pensar fora da caixa, tanto no que diz respeito aos temas quanto na forma de apresentá-los.

Por fim, 2023 será um ano de grandes transformações e oportunidades, principalmente para síndicos profissionais e players do mercado condominial que entenderem como usar a internet e as redes sociais ao seu favor.

Nós, do SíndicoLab, ficaremos de olho para manter você sempre atualizado quanto as novidades, mas é preciso se preparar para aproveitar as oportunidades ok?

Se precisar de ajuda, o SíndicoLab agora conta com uma equipe de marketing especializada no mercado condominial e voltada para auxiliar Síndicos Profissionais e players do mercado condominial a alcançarem seus objetivos comerciais.

Tudo que o mercado precisa, num único lugar: planejamento de marketing digital, gestão de redes sociais, criação de material comercial, criação de marcas e identidade visual, criação de sites e tudo que você precisa para aproveitar a onda de crescimento do digital no mercado condominial.

Josimar Santos, nosso head de Marketing é especialista em marketing digital para o mercado condominial.

Tendências de marketing 2023 para o mercado condominialCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Tendências de marketing 2023 para o mercado condominialCurta nosso LinkedIn

Tendências de marketing 2023 para o mercado condominial Confira nosso Site

Tendências de marketing 2023 para o mercado condominial

Tendências de marketing 2023 para o mercado condominial.

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados