fbpx

Segurança para as encomendas em condomínio

 

Um amigo morador de um condomínio no bairro do Morumbi/SP, me ligou esta semana para narrar o que lhe aconteceu.

Ele fez uma compra pela internet de aparelho celular para sua filha. Ao tomar ciência, através do rastreamento da mercadoria, que a encomenda havia sido entregue, dirigiu-se até a portaria do prédio para fazer a devida retirada, mas o porteiro não encontrou a caixa com o smartphone.

O curioso é que o funcionário levantou que a encomenda havia sido entregue no dia anterior, mas por algum motivo havia desaparecido da portaria. O zelador, ao tomar ciência dos fatos, foi imediatamente verificar as imagens do circuito interno de câmeras.

Após 2 horas de análise descobriu-se que a encomenda fora entregue por volta das 18h30. Como de costume, o porteiro solicitou ao motoboy que fosse deixada no interior da clausura de pedestres, em cima de um aparador usado para essa finalidade, sendo certo, que outras mercadorias também estavam lá aguardando a retirada pelos moradores.

Fiquei sabendo que os porteiros não recolhiam as entregas para dentro da guarita em razão de espaço diminuto. Ou seja, os produtos permaneciam à mostra dentro do pequeno espaço destinado à clausura de pedestres.

Pois bem, às 19h45 um motoboy chegou na frente do condomínio para entregar pizza para condômino. Como estava chovendo, o porteiro autorizou que ingressasse na clausura de pedestres enquanto o morador descia para retirar a comida.

Segurança para as encomendas em condomínioFoi nesse momento que o motoboy, ao ver diversas caixas encostadas, resolveu, discretamente, subtrair uma delas, ou seja, a que continha o celular de um dos moradores.

Usando as imagens da câmera de segurança instalada naquela localidade, foi possível desvendar o sumiço da encomenda.

Acredito que o leitor deve reparar no dia a dia, ao passar na frente de vários prédios, que é bastante comum ver encomendas recebidas apinhadas ao lado da guarita.

Com o advento da pandemia que assolou o Brasil, o volume de pedidos pela internet e telefone realizados por moradores de condomínios aumentou consideravelmente, fato que alterou a rotina de portarias.

Porteiros passaram a ter trabalho aumentado de uma hora para outra. Na grande maioria dos edifícios, o número de recebíveis é, atualmente, muito maior que antes da Covid-19. No entanto, não houve adaptação proporcional a essa nova realidade, que não é moda passageira; veio para ficar.

Síndicos devem encontrar soluções para guarda das encomendas recebidas, evitando, assim, três tipos de problemas:

  1.  Extravio, ou seja, entrega de mercadoria para o recebedor errado;
  2. Danos às encomendas recebidas;
  3. Subtração.

Administradores não devem esperar o pior acontecer para implementar sistema profissional e seguro para recebimento, guarda e entrega de recebíveis em condomínios.

*Jorge Lordello é especialista em segurança condominial e empresarial. É conhecido na mídia como Doutor Segurança.

Segurança para as encomendas em condomínio

 

Segurança para as encomendas em condomínioCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Segurança para as encomendas em condomínioCurta nosso LinkedIn

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados