fbpx
Roberto Gomes Quem é o síndico?

Roberto Gomes Quem é o síndico?

 

O quadro “Quem é o  síndico?” dessa semana traz Roberto Gomes,  síndico profissional e CEO da Sophistic, uma empresa de sindicatura profissional especializada em condomínios de alto padrão. Roberto é contador por formação, pós graduado em administração financeira e conta com dois MBAs: em marketing e administração – além de cursos de auditoria, que é a sua formação original.

Início da carreira de síndico profissional

A Sophistic não foi a primeira empresa de sindicatura profissional de Roberto.

“Quando montamos a primeira empresa, eu e meu sócio na época, o meu objetivo era atingir os condomínios de alto padrão. Não queria ter muitos condomínios porque, naquela época, eu temia um pouco trabalhar com prepostos, e queria eu mesmo fazer o atendimento. Então, não podíamos ter um leque muito grande de condomínios”, aponta Roberto.

Porém, conforme a empresa foi crescendo, o sócio de Roberto optou por sair do core business e pegar todos os perfis de empreendimento – o que não era o seu desejo.

“Acabei saindo da empresa e montei a Sophistic, com a minha cara, o meu jeito. Preparando-a para esse core, que são os condomínios de alto padrão, com as exigências que esse condomínio tem. Criação da marca, do logo, a própria identidade visual – ter todos esses cuidados para tratar com esse tipo de público, que contam com uma exigência muito grande”, explica ele.

Dicas para quem está começando na sindicatura profissional

Roberto tem pleno entendimento da responsabilidade que envolve o cargo de síndico.

“Você não pode achar que ser síndico envolve cuidar do jardim, cuidar do piso, mandar pintar o prédio. Ser síndico é fazer uma gestão patrimonial. Você está cuidando da propriedade de várias pessoas, algo que precisa ser valorizado e tratado com carinho. Claro que cuidar do jardim faz parte do todo, mas não é a atividade-fim. A minha recomendação é se preparar para isso”, pesa o síndico profissional.

Outra dica que ele oferece para  quem está começando é dividir em departamentos o que o síndico profissional precisa ter de conhecimento.

“Precisa conhecer um pouco de arquitetura, engenharia, de finanças, a parte de relacionamentos também é fundamental – afinal você está lidando com 200 sócios o tempo todo. E, dentro desses tantos departamentos, saber em quais assuntos você é bom, em quais você conhece bem, e se preparar para os outros temas”, argumenta ele.

Para se aprimorar, cursos são fundamentais – principalmente nas áreas em que o profissional perceber mais necessidade.

Erros cometidos ao longo da carreira

O síndico profissional conta que, como muitos outros, começou administrando seu próprio condomínio.

“Por lidar, no trabalho, com quantias muito superiores que as do condomínio, achei que não teria dificuldade com o trabalho. E, por atuar na área financeira, sempre dei muita importância para essa área. Previsão orçamentária, prestação de contas, fazer reunião com os condôminos, e era número, número e número. E esqueci do social, do lidar com o dia a dia do condômino – aquele que não quer saber de conta, se a academia está funcionando, se a água da piscina está quente”, pesa.

Confira o vídeo completo aqui:

 

SíndicoLab Responde:

Confira outros vídeos da websérie “Quem é o síndico?”:

Roberto Gomes Quem é o síndico?Curta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Roberto Gomes Quem é o síndico?Curta nosso LinkedIn

Roberto Gomes Quem é o síndico? Confira nosso Site

Roberto Gomes Quem é o síndico?

 

 

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima