fbpx
Quem é o síndico Tony Rafacho

Quem é o síndico Tony Rafacho

 

O convidado dessa semana do “ Quem é o síndico”, quadro audiovisual do SíndicoLab é Tony Rafacho, síndico profissional e com larga experiência na área condominial. Formado em Direito, ele está há mais de 30 anos atuando na área.

Confira outros vídeos da websérie “Quem é o síndico?”:

Trajetória profissional do síndico

Tony conta que foram os clientes quem o fizeram ingressar na área, uma vez que ele começou trabalhando com locação.

“Achei que seria uma coisa simples. Comecei com um prédio no Guarujá (litoral paulista), depois outro em São Paulo, tudo por indicação. Quando vi, tinha uma administradora de condomínios com 19 prédios – e 38 clientes em potencial. Os prédios tinham até 15 torres. Isso trouxe um potencial legal para a empresa”, conta ele.

Gerenciando esses condomínios, ele viu muitos síndicos sem capacitação – e daí veio a ideia de se tornar síndico profissional.

“De lá para cá, a coisa evoluiu muito, com a questão do síndico profissional. Os clientes não deixaram que eu saísse do mercado, seja como advogado, administrador de condomínios ou síndico profissional. Meus clientes vêm todos por indicação”, ressalta ele.

Há cerca de seis anos, Tony fez a migração para atuar exclusivamente como síndico profissional.

Quem é o síndico Tony RafachoHistórico da empresa de sindicatura profissional

Antes de se dedicar com exclusividade à sindicatura profissional, Tony era diretor comercial de uma grande administradora, onde acumulava a gestão da área de vendas e de prospecção.

“Minha empresa atual começou a se formar há seis anos. Estamos desenvolvendo um trabalho como síndico profissional mesmo”, explica.

Para quem está começando, Tony dá algumas dicas. “ A gestão de condomínios é muito complexa. Não adianta você achar que perdeu o emprego, ou que acabou de sair da faculdade de administração, e que vai bater nas portas e que estas serão abertas. A capacitação é muito importante”, alerta ele.

Para Tony, o fundamental é começar com um curso bom, que ofereça uma visão geral do que você vai encontrar como síndico e pegue informações com quem já está no mercado há mais tempo.

“Cursos, palestras, eventos, workshops são fundamentais. Capacite-se, aprimore-se, antes de se aventurar do mercado”, aconselha o síndico profissional.

Tony ainda alerta sobre o que tem visto em apresentações para condomínios em busca de um síndico profissional. “Olha, vou cobrar um valor pequeno, porque eu quero atender você. Só que ele nao tem especialização. Ele não tem o conhecimento jurídico, das normas técnicas que regem o condomínio, toda aquela gama de conhecimento necessário para você fazer um bom trabalho e desenvolver aquilo que realmente interessa”.

Outra dica de Tony é apostar em um planejamento que seja honesto e saber se aperfeiçoar nas áreas que tiver mais dificuldade como síndico.

“Tenha humildade. Deixe a vaidade de lado e procure ajuda. Acho que isso é um dos principais problemas da sindicatura. A pessoa tem vergonha de dizer que não sabe. Procure saber com quem realmente já fez aquilo que você pretende fazer”, aconselha.

Ele também acredita que há lugar para todos e cita que há mais de 30 mil prédios só na cidade de São Paulo.

“Não precisa brigar. Tem espaço para todo mundo. Trabalhando com honestidade e ética. Às vezes você vê que o cara que está disputando com você é melhor, tem mais condições, retira a sua candidatura. Diga parabéns para ele. Isso aconteceu comigo e um amigo há um tempo atrás e foi um exemplo de ética. Vale a pena. A gente ganha um amigo e um parceiro de trabalho. Assim a gente consegue também desenvolver aquilo que é melhor para o mercado”, analisa Tony.

Confira toda a conversa no vídeo abaixo:

O “Quem é o Síndico” é um quadro audiovisual do SíndicoLab. Caso queira sugerir um síndico profissional para ser entrevistado, mande um e-mail no jornalismo@sindicolab.com!

Quem é o síndico Tony RafachoCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Quem é o síndico Tony RafachoCurta nosso LinkedIn

Quem é o síndico Tony Rafacho

Quem é o síndico Tony Rafacho

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima