fbpx
Orlando José Quem é o síndico?

Orlando José Quem é o síndico?

 

Orlando José Quem é o síndico?

O quadro “Quem é o síndico?” dessa semana trouxe um convidado super especial: Orlando José. Atuando na área condominial há mais de 25 anos – e com muita bagagem. Além de sua formação em administração de empresas, Orlando também é coach em gestão de pessoas, perito em segurança patrimonial. Atualmente é pós-graduando em compliance, na área do Direito, além de fazer uma extensão em Direito Imobiliário.  É, também palestrante, e docente no Senac.

O que significa ser um síndico profissional?

Ser síndico profissional é algo difícil de conceituar. “Para mim, o síndico profissional não é a pessoa que se tornou síndica após uma eleição. Se torna síndico profissional, após estudar, se preparar. Claro, tem que gostar do que faz, de lidar com pessoas. Saber vencer desafios. Mas, para isso, você precisa estar bem preparado”, comenta o síndico profissional.

Mas e como deve ser feita essa preparação? “Cursos, networking com outros colegas – até porque não é somente nos cursos que você vai aprender tudo – mas com o networking com outros colegas, você vai encontrar resultados para os problemas que vamos enfrentando. E, muitas vezes, vamos nos deparar com situações em condomínios, que nunca ninguém viveu. Viver em condomínio é viver grandes emoções”, dispara Orlando.

Trajetória profissional

Orlando é proprietário da empresa “Profissional Síndico” há mais de oito anos.  Mesmo com 25 anos na área de condomínio, Orlando conta que a empresa nasceu da necessidade de ser uma pessoa jurídica.

“Oferecer uma estrutura ao meu cliente, aporte de seguro, uma equipe de seis pessoas, que oferece todo o suporte necessário. É uma empresa familiar, com pessoas que não são da família,  mas que abraçamos da mesma forma”, explica Orlando.

Atualmente, a empresa atende, dentro da sua carteira, 40 condomínios. Porém, cada setor da empresa cuida de uma parte. Cada pessoa da empresa cuida de aproximadamente 8 condomínios.

“Eu pego a implantação, que é o momento mais criterioso. Você tem que trabalhar com a lupa, arregaçar mais as mangas. Depois disso, o empreendimento vai ser cuidado por outra pessoa. Nossa empresa foi criada para crescer, e crescer com qualidade. É uma fórmula que observamos que tem dado certo”, argumenta o síndico profissional.

Tanto está dando certo que Orlando José e sua empresa atendem a diversas construtoras e administradoras – além de indicações dos próprios moradores.

“Tem morador que me liga e fala ‘Orlando, quero indicar você para um condomínio de uma amiga minha’. Isso é o mais gostoso e prazeroso – quando o cliente que está sendo atendido entende o nosso trabalho, e nos indica”, constata ele. 

Confira outros vídeos da websérie “Quem é o síndico?”:

 

Primeiros passos como síndico profissional

Orlando conta que teve uma certa facilidade para começar no ramo. 

“Venho de uma herança familiar de pessoas que trabalharam em condomínio. Meu pai é um zelador aposentado, e ali ele conhecia várias pessoas do mercado imobiliário, administradoras com as quais ele tinha um bom relacionamento. Ele trabalhava, também, em condomínios de altíssimo padrão, onde ele teve contato com os donos de construtoras, para quem ele me apresentava.”, conta Orlando.

A dica de Orlando, para quem está começando agora, além dos cursos, um bom curso, é ter um bom relacionamento com os colegas, são as administradoras. “A administradora ainda é um caminho e vai ser um caminho inicial do seu trabalho. Vá e se apresente, deixe seu cartão”, aponta ele.

Erros do síndico profissional

Para Orlando, um dos principais problemas da sindicatura profissional, é o gestor que quer agradar.

“O síndico não tem que agradar. Porém, ele tem que ter um jogo de cintura. Deve andar de acordo com o regulamento interno, com a convenção, e tudo aquilo que for aprovado dentro de uma assembleia. O erro acontece quando o síndico profissional quer agradar o conselho, ou a um grupo do condomínio”. 

Confira o vídeo completo abaixo!

Orlando José Quem é o síndico?Curta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Orlando José Quem é o síndico?Curta nosso LinkedIn

Orlando José Quem é o síndico?

O quadro “Quem é o síndico” é uma produção audiovisual do SíndicoLab.

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?