fbpx
Quem é o síndico Marcio Maso

Quem é o síndico Marcio Maso

 

Marcio Maso tem 45 anos e é administrador de empresas por formação, com pós graduação em Direito Imobiliário. Atuando no mercado há cerca de 17 anos, com vasta experiência em implantação de  

Ele conta que a empresa recebeu um impulso importante em 2004, quando recebeu um convite da Cyrella.

Confira outros vídeos da websérie “Quem é o síndico?”:

“Nessa época, fazia algumas implantações de facilities, então havia muita implantação de serviços para os condomínios. De lá para cá fui me aprimorando e criei a minha marca de administração imobiliária, e prestava serviços para a construtora, além de fazer a sindicatura”, conta Maso.

Dicas para o síndico profissional em início de carreira

Como alguns outros grandes players já entrevistados pelo SíndicoLab, Marcio Maso sugere que quem quer crescer na carreira não comece do topo.

“Não vá direto ao ponto. Eu comecei lá atrás, há 17 anos, em um condomínio, como um gestor de condomínio. Com isso, eu comecei a entender o que era uma prumada, uma coluna de água, um sistema elétrico, um sistema de controle de acesso. Entendi também como tratar com funcionários, o que é muito importante. O que eu vejo, muitas vezes, é que a pessoa já quer começar de cima. Começa como um preposto, dentro de alguma empresa, ou com um assistente, para que você comece a trilhar os passos necessários para ser um síndico profissional”, explica ele.

Erros na trajetória de síndico profissional

Um erro que  Marcio conta que o ajudou a crescer no mercado diz respeito ao envio de propostas comerciais.

“Às vezes a gente está no dia a dia, e você acaba mandando propostas, do pessoal que pede, sem ter todas as informações. Você manda sem fazer uma visita técnica ao condomínio. Entrei como síndico profissional no empreendimento e fiquei três meses no mandato. Por quê? Porque você não conhece o condomínio antecipadamente, o empreendimento tinha inúmeros problemas, o conselho também não ajudava”, relata o síndico profissional.

Por isso, ele ressalta a importância da visita técnica prévia.

“Hoje, ao fazer uma visita técnica, você conversa com pelo menos um conselheiro. Na visita, que demora uma hora, uma hora e meia, dependendo do tamanho do empreendimento, você faz algumas perguntas e obtém as informações que precisa para saber se é do meu interesse fazer a proposta, ou , não, para o condomínio”, explica Marcio.

Quem é o síndico Marcio MasoDia a dia como síndico profissional

O whatsapp parece ser uma unanimidade na vida dos grandes síndicos profissionais. 

“Começo meu dia respondendo por cerca de 30 a 40 minutos no whatsapp. São reclamações, problemas de barulho, com a piscina, xixi de cachorro”, exemplifica ele.

Ao longo do dia, o mais comum é cumprir uma agenda previamente organizada. 

“Depois disso, faço as visitas  que eu realizo aos condomínios. Hoje em dia, tudo acontece em campo. O síndico às vezes precisa ficar em casa, em home office, ou no seu escritório. Mas é em campo que acontecem os problemas”, pesa Marcio.

Para ele, o dia normal do síndico profissional é atender os moradores em campo. “Depois, pela noite, ainda temos a parte de reunião com os conselheiros, assembleia”, conclui.

Estrutura da empresa de sindicatura profissional

Contar com profissionais especializados é um ponto forte e um diferencial para grandes empresas de sindicatura.

“Hoje a minha estrutura é de um preposto, um backoffice, uma pessoa no jurídico, que oferece uma assessoria, dá um double check, um engenheiro que me apoia também. E isso é muito importante. Tenha sempre um engenheiro trabalhando com você. Eu sou administrador de empresa, não sou engenheiro”, argumenta Marcio. 

Para crescer no mercado de síndico profissional

A parte psicológica e emocional deve ser olhada com cuidado para quem deseja, realmente, crescer nesse mercado.

“Às vezes a gente quer sair correndo. É importante ter resiliência. Paz de espírito, resiliência e saber lidar com as pessoas”, ressalta.

Confira o vídeo completo abaixo:

Quem é o síndico Marcio Maso

 

Quem é o síndico Marcio MasoCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Quem é o síndico Marcio MasoCurta nosso LinkedIn

 

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados