fbpx
quem-e-o-sindico-maicon-guedes

Quem é o síndico Maicon Guedes

 

O convidado de hoje do quadro “Quem é o síndico?” do SíndicoLab traz um dos maiores síndicos profissionais do país. Maicon Guedes hoje tem atuação em diversos estados do país e segue buscando por expansão da Informma Síndico,  sua empresa de sindicatura profissional.

Maicon começou como a grande maioria dos síndicos: atuando em seu próprio condomínio. Começou há dez anos e hoje representa uma das maiores empresas de sindicatura profissional, com cerca de 160 condomínios na carteira. Ele, além de síndico profissional, é advogado e mestre em Direito.

Confira outros vídeos da websérie “Quem é o síndico?”:

“Seis meses após entrar no meu condomínio, onde houve o convite para eu ser síndico, fui convidado para o mesmo em outro condomínio clube, também muito grande. São dois condomínios que estão com a gente até hoje, após dez anos”, conta ele.

Com isso, Maicon entendeu que a atividade poderia ser uma nova fonte de receita e uma forma de se profissionalizar. 

“Abrimos a empresa e novos condomínios começaram a surgir. Eu aguentei até 15 condomínios. Depois de 15 kgs a mais e uma úlcera, entendi que era o momento de chamar amigos e sócios para profissionalizar o meu negócio”, conta ele. 

Como começar com o pé direito na sindicatura profissional

Entender que o nível de qualidade do serviço não pode cair é fundamental.

“Primeiro, começamos a estabelecer processos internos. Quando eu estava sozinho eu tinha um jeito, uma forma de administrar, e eu tinha que passar isso para pessoas que não eram síndicas ainda. Hoje não há faculdades para síndico, então você tem que passar esse jeito de administrar”, explica.

A ideia, até hoje, é que esses gestores e gestoras que estão chegando repliquem esse formato, nos condomínios em que atual.

“Nos primeiros cinco anos, tivemos um crescimento mais orgânico, mais demorado. Mas nos últimos cinco anos, a gente conseguiu ajeitar e azeitar totalmente os processos. Aí o crescimento foi exponencial”, conta Maicon.

Além de prestar atenção nos processos, Maicon ressalta a importância de estar sempre de olho nas novidades.

“Busque conhecimento. Você tem a sua área de conhecimento, de formação. E há áreas afins em condomínios: contabilidade, engenharia, direito, que são muito importantes. Você não precisa ser o expert em cada área.  Mas você precisa saber o básico de cada área, aplicado a condomínio”, argumenta ele. 

Ele também destaca que é importante saber a quem recorrer. “É importante ter os ‘bruxos’ de cada área, aquela pessoa que é especializada e que vai te socorrer em caso de dúvida, quando você tiver alguma dúvida e tiver que repassar aos condomínios”, aponta ele. 

Com o passar do tempo, a dica é contratar especialistas nas áreas de interesse do condomínio, para que, assim, seja possível uma administração dos condomínios mais segura. 

O que faria diferente na sua trajetória condominial

Maicon conta que, durante muito tempo, investiu no seu nome.

“Era o Maicon Guedes Síndico. E, a partir do momento que você começa a investir demais no seu nome, e a pensar em longo prazo em ter uma estrutura, se apresentar como uma empresa que atende condomínios, fica cada vez mais difícil desvencilhar. As pessoas falavam ‘eu elegi o Maicon, não uma empresa’, o que dificulta você colocar um outro gestor. Você vai ser a cara comercial, o cara que faz planejamento, mas no operacional, as pessoas precisam acreditar na sua empresa, naquele preposto, naquele gestor que você colocou”, pondera.  

Confira o vídeo do Maicon abaixo!

Quem é o síndico Maicon GuedesCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Quem é o síndico Maicon GuedesCurta nosso LinkedIn

O quadro “ Quem é o síndico” é uma produçao audiovisual do SíndicoLab!

Quem é o síndico Maicon Guedes

 

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima