Quem é o síndico Luiz

Quem é o síndico Luiz

 

Essa semana, o quadro “Quem é o síndico?” traz o síndico profissional Luiz Fernando, da Síndico Express.

Luiz conta que está no mercado há 11 anos e que hoje administra cinco condomínios.

“Comecei em 2011 e, como a maioria dos síndicos, comecei como síndico orgânico. Depois de dois anos, fiz cursos, me profissionalizei e estou no mercado até hoje. Tenho cinco condomínios, o mais antigo é de 2011. E, alguns, um pouco mais novos, mais recentes”, conta ele.

Confira, aqui, o vídeo:

 

Como iniciou a trajetória de síndico?

Luiz conta que foi à assembleia sem a intenção de ser síndico. “Desci para a assembleia para cobrar quem assumisse o condomínio. Ninguém queria o cargo na época e, em 2011, não havia muitos síndicos profissionais, não era muito comum. Aí acabei assumindo o condomínio e iniciando a gestão”, lembra Luiz.

Ele conta que gostou da função, e que já atuava na área comercial. “Acabei me interessando, me profissionalizando, e abrindo a empresa. Depois, peguei outro condomínio, no ano seguinte. E assim fui desenvolvendo, fazendo a minha carteira”, explica o síndico profissional.

Declinando clientes

Para Luiz, declinar um novo cliente não é um problema.

“Já declinei de muitos novos clientes, muitos condomínios, e isso é normal. Às vezes o pessoal pensa que você declinar um condomínio é algo muito ruim, às vezes faz bem para você. Não é todo condomínio que você vai conseguir fazer a gestão do seu gosto e do seu jeito. Porque não adianta você ficar em um condomínio, que você não se sinta bem ali. Às vezes, você abre mão de um condomínio, mas em seguida vem outro, que vai suprir aquele primeiro”, pondera ele.

Dicas para quem está começando

Luiz aponta a importância de se fazer cursos e estar sempre atualizado.

“Também é importante se especializar. Eu fiz uma especialização em Direito Condominial. Hoje, sobre Direito Condominial, eu converso de igual para igual com qualquer advogado”, aponta ele.

O síndico profissional acredita que é fundamental estar sempre se aprimorando.

“Participação em assembleias, por exemplo, tem cursos para você melhorar nesse quesito, cursos de mediação”, aconselha ele.

Como conseguir novos clientes

Nesse aspecto, Luiz destaca um parceiro chave do síndico profissional: as administradoras.

“Para você conseguir um condomínio, o mais fácil é você ir na administradora do condomínio onde você já atua. Se você não tiver a confiança dos condomínios onde você mora, talvez seja difícil você conseguir um outro condomínio fora”, pesa Luiz.

“Para fazer nome no mercado, é só com o tempo mesmo. Para isso, tem que batalhar muito e ir atrás mesmo. É com o tempo,  também, que começam as indicações dos moradores que gostam do seu trabalho para outros condomínios”, pesa ele.

Erros no caminho

Luiz conta que um dos pontos que melhorou com o passar do tempo é o relacionamento com os moradores.

“No início, cheguei a dar respostas para os moradores, que hoje eu penso ‘não acredito que eu falei aquilo para o morador’. Mas isso você só aprende mesmo com o tempo”.

Confira a entrevista completa no vídeo!

Confira outros vídeos da websérie “Quem é o síndico?”:

Quem é o síndico LuizCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Quem é o síndico LuizCurta nosso LinkedIn

O quadro “Quem é o síndico” é uma produção originial e audiovisual do SíndicoLab.

Quem é o síndico Luiz

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?