fbpx
Quem é o síndico Elisabeth Machado

Quem é o síndico Elisabeth Machado Gomes essa semana

No quarto episódio da websérie “Quem é o síndico?”, trouxemos uma síndica profissional experiente e que tem muita história para contar: Elisabeth Machado Gomes, da empresa de sindicatura profissional Elimago Síndicos.

Confira outros vídeos da websérie “Quem é o síndico?”:

Histórico da sindicatura

Elisabeth começou como síndica profissional há 29 anos, de uma forma que já conhecemos aqui: em um prédio onde ela era proprietária da unidade.

“Comecei como conselheira, depois subsíndica e depois, eu entrei como síndica. Percebi que eu poderia ganhar dinheiro, fazer o que eu gostava e ainda ter meus filhos perto de mim”, conta ela, que abriu mão de uma carreira em empresa multinacional.

“Naquela época, a gente não tinha empresa, era tudo muito informal. A gente não dava nota, porque não existia essa questão, você era eleito por uma assembleia. Mas a gente queria algo mais. Começamos com uma empresa de tecnologia da informação”, explica ela.

Dicas para quem está começando como síndico profissional

Para Elisabeth, é importante que o síndico profissional no começo de carreira não perca a sua essência. “Se você está sendo um síndico profissional, está fazendo isso porque você gosta. Talvez, você tenha começado como um síndico condômino. Quem começa e já quer ser síndico, e não passou por todas as etapas, não foi conselheiro, subsíndico, síndico orgânico de um prédio, não conheceu a rotina de um prédio, e pulou todas essas etapas, não é legal”, opina.

Depois de ganhar esse conhecimento na área atuando em diversos cargos no condomínio, pode começar a investir em cursos.

“Também é importante sempre investir em bons prestadores de serviço. Às vezes, a administradora de condomínios pode ser pequena, mas ela tem que ser correta. Outro ponto que eu sempre falo para quem está começando: não tenham medo de ser auditados”, aponta Elisabeth, que explica que todos os seus condomínios atualmente passam por este processo, o que a ajuda a oferecer mais transparência em seu trabalho.

“Antes de mais nada, seja humilde, comece por baixo, vá se aprimorando, e fazendo tudo de forma correta. Só assim você consegue crescer”, assevera ela.

Trajetória profissional como mulher

Atualmente, ainda bem, é bastante comum ver mulheres em cargos de liderança – seja em grandes empresas ou nos condomínios, no nosso mercado. Elisabeth é uma pioneira nesse sentido.

“Sempre  trabalhei em ramos muito machistas. Vim do ramo automobilístico. Sou de uma geração em que eu tinha que assinar alguns documentos que me constrangiam como mulher”, relata ela.

“Meu maior constrangimento no mercado condominial foi quando dois homens, bem grandes, na minha frente, perguntaram, comparando o maquinário de um elevador a uma máquina de lavar. Parei e olhei e disse que a conversa terminava por ali, que não tinha mais nada para falar com eles”, relembra.

Aprendizados na trajetória como síndica profissional

“Antes, eu achava que eu conseguia fazer tudo sozinha. Tudo eu seria autossuficiente. Eu abraçava tudo. E um amigo meu, grande empresário, me disse que eu só iria crescer muito quando aprendesse a delegar as funções”, conta ela, que reflete que, se tivesse feito isso desde o início da sua carreira, talvez hoje tivesse o dobro do tamanho que eu tenho hoje.

A gestão compartilhada também é um valor importante para Elisabeth.

“Quando você achar que um assunto extrapola a sua alçada, não tenha vergonha de chamar uma assembleia”, explica ela.

Saiba mais sobre Elisabeth Machado Gomes, síndica profissional, no vídeo abaixo:

A web série “Quem é o síndico” é uma produção audiovisual do portal SíndicoLab.

Você já segue o nosso canal do youtube?

Quem é o síndico Elisabeth Machado GomesCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Quem é o síndico Elisabeth Machado GomesCurta nosso LinkedIn

Quem é o síndico Elisabeth Machado Gomes essa semana

Quem é o síndico Elisabeth Machado

 

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados