fbpx
Quem é o síndico? Com Juliana Medeiros

Quem é o síndico? Com Juliana Medeiros

 

Essa semana recebemos com muita alegria a síndica profissional Juliana Medeiros. Ela tem 38 anos e está na sindicatura profissional há 8 anos e conta com formação em matemática e em marketing. Hoje, além de síndica profissional, ela é estudante de Direito, segundo ela até “para poder explicar, para o condomínio, quais os caminhos práticos a serem seguidos”.

Início da carreira

Juliana conta que seu início de carreira foi como o da maioria dos síndicos profissionais.

“O condomínio onde comprei meu primeiro apartamento. Comecei como conselheira, auxiliando no período de implantação. Quando houve a necessidade de troca de síndico, o pessoal do conselho conversou comigo, que era a pessoa mais disponível, e aceitei o desafio, com muito amor e carinho”, relembra ela.

Rapidamente, Juliana percebeu que a tarefa era enorme – e que apenas amor e carinho não seriam suficientes para que a sua gestão fosse bem sucedida.

“Fui buscar cursos no mercado, desde online até os presenciais, com carga horária maior, especializados em  diversas áreas do condomínio. Porque, às vezes, a gente acha que é só ser eleito e você já é síndico”, aponta.

Ela também destaca a importância de se conhecer as regras de gestão para evitar desperdícios com os recursos do condomínio.

“Se você não estiver atento que se você não pagar as férias em dia, você paga dobrado, se você cobra errado o morador, você também paga em dobro. São inúmeras situações em que você pode colocar o condomínio em risco, gastando mais do que você deveria, um dinheiro que poderia estar sendo investido no condomínio”, exemplifica ela.

Momento profissional

Juliana explica também que atua como síndica profissional e conta com condomínios próprios, e que também tem parceria com outros síndicos.

“Há condomínios grandes, com mil unidades, 500 unidades, muitas famílias, pontos de vista diferentes. Então, a gente também entende que há a necessidade de pontos de vista diferentes na gestão. Então, há um síndico que vai assumir, e outros que vão estar ali, fazendo o acompanhamento durante a gestão”, conta.

Um dia “comum” na vida de síndica profissional

Juliana conta que o dia inicia com seus três filhos, e que é isso que dá a força necessária para seguir o dia.

“Depois costumo fazer as visitas. Se parar na frente de um computador, ou do celular, a gente não para. Sempre há uma urgência no whatsapp. Então sempre início o dia saindo de casa, indo para os condomínios, tentando resolver, no local, suas demandas, estando lá presencialmente”, relata.

Para Juliana, o presencial é importantíssimo.

“A gente perdeu muito, com a pandemia, em muitos sentidos, mas, principalmente, no contato das pessoas, na capacidade de relacionamento delas, de entrosamento. Esse contato presencial com o morador, de entender o que ele quer para a casa dele, o que ele almeja, é fundamental”, reflete.

Saiba mais sobre as dicas de Juliana Medeiros assistindo ao vídeo completo, abaixo!

Confira os últimos quadros do “Quem é o síndico?”:

 

O “Quem é o Síndico” é um formato audiovisual desenvolvido, gravado e editado pelo SíndicoLab.

Quem é o síndico? Com Juliana MedeirosCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Quem é o síndico? Com Juliana MedeirosCurta nosso LinkedIn

Quem é o síndico? Com Juliana Medeiros Confira nosso Site

Quem é o síndico? Com Juliana Medeiros

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?