fbpx
SíndicoLab Responde
Quem deve fazer a condução das assembleias? SíndicoLab Responde

Quem deve fazer a condução das assembleias? SíndicoLab Responde

 

conducao-das-assembleias

As assembleias são sempre momentos especiais na vida em condomínio. É neste momento que os condôminos se juntam para decidir, democraticamente, os rumos do condomínio.

Nas assembleias são decididas novas obras, aprovação de contas, vagas de garagem, e até quem será o próximo síndico.

Por isso, a condução das mesmas é tão importante. O cuidado com as regras  é fundamenta, assim como o jogo de cintura quando o momento é tenso.

Confira as semanas anteriores do SíndicoLab Responde:

A pergunta dessa semana do SíndicoLab Responde é:

Em assembleia, quem deve fazer a condução da mesma? O síndico, a administradora ou em quem a maioria da assembleia decidir? Como evitar que o síndico sempre conduza o encontro?

Confira as respostas dos nossos especialistas:

Stefan Jacob: O responsável pela condução é sempre o presidente, eleito pela própria assembleia. Ele que vai determinar o andamento dos trabalhos, o tempo que cada um vai ter para se manifestar, e no caso de um empate, ele é quem dá o voto de minerva.

Mauro Conte: Quem sempre deverá conduzir a assembleia é o presidente, que foi eleito no início, antes da abertura dos trabalhos. Normalmente, quem assessora o presidente, o secretário, para efeito de elaboração de ata, é a administradora. A empresa acaba se colocando à disposição por conta do conhecimento, da habilidade em preparar a ata. O presidente sempre dará voz àqueles que desejarem se manifestar por qualquer razão, ou trazer qualquer questionamento para o condomínio.

Normalmente, o síndico é convidado para participar, por ter conhecimento de tudo que está acontecendo, ou espera-se que ele tenha o conhecimento de tudo que está acontecendo, por estar à frente da operação, da gestão. Normalmente, ele é solicitado a prestar informações e tudo mais. Isso eu vejo como positivo – o síndico participar.

Obviamente, respondendo aos questionamentos, não tirando o foco da assembleia. Quando há questionamentos, sobre qualquer assunto do dia a dia, o presidente dá voz ao síndico, e este se manifesta, traz as informações, atualiza os moradores. Vejo que isso é positivo. Em termos de regras, de formalidade, o presidente conduz. Mas as informações do dia a dia, sobre a pauta, normalmente, o síndico acaba encabeçando a responsabilidade de trazer as informações, junto com o conselho.

Ligia Ramos: A assembleia é um momento em que todos têm a mesma importância. Momento da “ágora”, como diziam os gregos, momento em que todos ficam frente a frente, e as questões importantes devem ser discutidas.

Então, neste rito, quem manda lá dentro? Quem tem o protagonismo? Ninguém tem protagonismo. Existe, porém, um secretário, que é a administradora. Elege-se um presidente, que nunca é o síndico. É algum dos presentes que vai, então, estar coordenando este ato cívico. Se o síndico quer ter a palavra, o presidente coordena. O síndico fala, o morador fala – cada um na sua vez. Se não, as pessoas não se escutam.

O presidente também vai ser responsável por coordenar os trabalhos de forma que não haja nenhuma falta de educação, de desrespeito, ninguém precisa gritar, ameaçar dar cadeirada. Isso não deve acontecer.

A assembleia é um momento em que todos, civilizadamente, vão debater algumas questões.  Então, como fazer para que o síndico não tenha tanto protagonismo na assembleia? Eleja um bom presidente. Se vocês tem alguém dentro do condomínio, que é uma pessoa bem razoável, pessoa que fala baixo, que tenha postura, que seka capaz de coordenar – essa é uma boa pessoa para ser candidato a presidente da assembleia. Converse com ela antes, veja se essa pessoa não topa, se ela vai estar lá, presente.

E é claro que o síndico deve ter importância lá, ainda mais um síndico profissional. Ele tem conhecimento, pode dar esclarecimentos, pode ajudar e somar. Mas ser dono do espetáculo, não. Esse momento não é palco para o síndico. Também não é palco para maluco.

A assembleia é de todos, e todos, absolutamente todos, têm a mesma importância e o mesmo papel. Lembrando que precisamos também de um presidente e de um secretário, porque tudo que foi dito será colocado em uma ata, que será registrada e vai se tornar pública.

Então, muito cuidado com o que se fala – aquilo vai virar escrito, e o escrito, fica para sempre.

 

Confira o compilado em vídeo, aqui!

Quer mandar a sua dúvida para o SíndicoLab Responde? Você pode escrever um e-mail para gente, no ola@sindicolab.com , ou mandar a sua DM pelo Instagram!

Quem deve fazer a condução das assembleias? SíndicoLab RespondeCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Quem deve fazer a condução das assembleias? SíndicoLab RespondeCurta nosso LinkedIn

Quem deve fazer a condução das assembleias? SíndicoLab Responde

Quem deve fazer a condução das assembleias

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima