fbpx

Qual a diferença entre zelador e gerente predial

 

Essa semana, o SíndicoLab Responde é sobre uma dúvida muito recorrente para quem não trabalha diretamente com condomínios.

 

O papel do zelador e do gerente predial muitas vezes se mistura, já que os dois podem ser considerados o braço operacional do síndico – e contam, muitas vezes, com diversos conhecimentos em comum. Por outro lado, o gerente predial tem um perfil de líder de equipe e conta com mais bagagem acadêmica – mas, ainda assim, saber ‘fazer na prática’ o necessário para a manutenção do empreendimento. A diferença é que o gerente predial coordena quem, efetivamente, põe a ‘mão na massa’.

Essa semana, a dúvida respondida é sobre as atividades do gerente predial e quais as diferenças entre este tipo de profissional e um zelador.

Veja os comentários dos nossos especialistas:

Mauro Conte: O gerente predial tem uma base de conhecimento muito mais ampla, ele atua de forma abrangente, ele percorre assuntos operacionais, administrativos, financeiros, tecnológicos, obrigações legais. Vai depender do empreendimento, mas eu procuro ter um gerente predial em condomínios de grande porte, de grande complexidade, condomínios mistos. Porque ele atua de uma forma proativa, tem muito mais a visão do síndico do que propriamente uma visão operacional.

 

O zelador, por sua vez, fica mais restrito às questões operacionais do dia-a-dia, à sua rotina mesmo. Já o gerente predial, não. Ele tem uma visão ampla e uma atuação bem completa. Ele percorre vários setores do condomínio, além de ser um canal de comunicação, uma interface entre administradora, o síndico e os condôminos. No meu entender são essas as principais diferenças.

 

Stefan Jacob: Eu entendo que os condomínios com uma torre, duas torres, com poucas unidades, um funcionário só consegue suprir todas as demandas operacionais do prédio. Então, ele recebe as encomendas, ele os prestadores de serviço, assim, ele consegue manobrar e atender todas as demandas do condomínio – esse é o zelador.

 

Quando a gente tem um condomínio com mais torres, mais complexidade, contratos em andamento, daí a gente tem um gerente predial. Este é, basicamente, um gerente de contratos, e que, em muitos casos, ele tem um zelador trabalhando junto com ele. O gerente predial vai ter alguém cuidando de manutenção, mas a visão dele vai ser muito mais de gerenciamento desses facilities.

 

Ligia Volpi: Tanto o zelador como o gerente predial são profissionais que consideramos o braço direito do síndico. O que significa isso? São aqueles que profissionais que, dentro do condomínio, devem resolver as principais questões de ordem prática, comando e operacional.

A diferença entre eles depende, na verdade, do tipo de atividade que vamos concentrar nesse tipo de profissional. Um zelador, por exemplo, ele é nosso faz-tudo. Desde manutenção, como também dar atenção a um prestador de serviço, como também pode atender um morador, pode responder um e-mail, mas talvez com um pouquinho mais de dificuldade.

 

O gerente predial é um profissional que tem uma formação acadêmica um pouco melhor às vezes. E ele às vezes, apesar de saber fazer a parte prática, vai se concentrar, por exemplo, em comandar o manutencista, ou comandar uma equipe de manutencistas, que estarão encarregados de fazer essa parte prática.

 

O gerente predial vai ter uma sala, vai ter atividades muito mais relacionadas a comando, a relatórios. Vai se reportar com frequência ao síndico, vai atender moradores. De certa forma, ele é um profissional um degrau acima do zelador.

 

Normalmente, colocamos gerentes prediais em empreendimentos maiores, onde há uma equipe de comando, enquanto nós mantemos os zeladores, em prédios menores, quando com uma ou duas pessoas conseguimos resolver as questões cotidianas.

Confira o compilado em vídeo:

 

Quer enviar a sua pergunta para gente? Você pode mandar a sua DM pelo instagram, responder às nossas caixinhas de perguntas ou escrever para o nosso e-mail: ola@sindicolab.com . Nossa equipe seleciona as perguntas mais recorrentes ou inusitadas para serem respondidas!

Veja mais respostas dos nossos especialistas!

Clique aqui para conferir

Qual é a diferença entre zelador e gerente predial? – Síndicolab responde

Siga nosso instagram

Qual é a diferença entre zelador e gerente predial? - Síndicolab responde

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima