fbpx
SíndicoLab Responde
o que fazer quando a oposicao assume o condominio ? sindicoLab responde

O que fazer quando a oposição assume o condomínio ? SíndicoLab Responde

 

A oposição é algo universal, presente em todos os condomínios. Ser eleito e virar situação, porém, pode expor diversas contradições, principalmente sobre algumas visões referentes à gestão cotidiana do condomínio. 

A pergunta dessa semana tem esse tema. Veja:

O síndico do meu condomínio é morador, recém eleito. Era da oposição à antiga gestão. Reclamava do valor da cota e hoje, além de ter trocado todos os fornecedores antigos, ainda estamos pagando um condomínio mais elevado. O conselho é formado pelos amigos dele. Como pedir uma auditoria?

 

Confira as semanas anteriores do SíndicoLab Responde:

Veja as dicas dos nossos especialistas sobre o assunto:

Stefan Jacob: A assembleia de condomínio é um ambiente totalmente democrático. Então, independente do número de pessoas que estão presentes lá, na assembleia regularmente convocada, eles é que vão decidir quem é o síndico, quem vai ser o próximo síndico ou conselheiro, subsíndico, aprovam contas e previsões orçamentárias.

Então, quando a gente vê que um grupo que não tem muita afinidade passa a gerir o condomínio, a gente sugere que procure outras pessoas que tenham a mesma visão, a mesma impressão que você, que possam se reunir e aumentar a adesão no dia da assembleia, ir mais gente para poder votar no seu candidato – e daí consegue resolver.

Agora, em relação à auditoria, todo condômino tem o direito de checar a pasta de prestação de contas. Aquela pasta que a administradora monta onde tem todas as contas do condomínio, todos os comprovantes, boletos, etc. Lá você consegue verificar direitinho quanto foi pago em cada conta, se foi pago em atraso, se está havendo algum desperdício. Daí, se você encontrar alguma evidência, é interessante reunir alguns vizinhos e, primeiro, fazer o questionamento para o síndico, para ver se ele tem alguma resposta para aquilo, se é alguma situação incomum, justificável. Caso contrário, se não tiver resposta, ou não ser bem aceito na sua pergunta, tentar chamar uma assembleia e pedir uma auditoria.

o que fazer quando a oposicao assume o condominio ? sindicoLab respondeLigia Ramos: Bom, estamos falando de política. Alguém que era opositor ao antigo síndico, fez campanha e se elegeu. Ele argumentava que o síndico anterior gastava muito, não entregava e o que aconteceu? Ele se elegeu. Teve gente que votou nele e no grupo dele. Como isso acontece? Ele fez propaganda política. O condomínio nada mais é do que um microcosmos do que a gente vê na nossa política. Quando a gente elege um prefeito, um governador, um presidente, é isso que acontece. 

Somos todos representantes de uma massa, seja dos cidadãos ou da massa condominial. O que você tem que fazer? Primeiro, que essa pessoa que foi eleita e agora é representante de todos, que ele entregue aquilo que ele prometeu. Você tem que perguntar se as contas estão em ordem, se você não entende, você pergunta para a administradora. 

Se vocês, como moradores, não concordam, façam um e-mail, um abaixo-assinado, peçam contas e entendam: o síndico deve dar as contas para vocês, moradores. Vale dizer que todas essas medidas devem ser tomadas de forma honesta, não vale inventar mentira, devemos falar de forma educada. As relações só são proveitosas quando elas são direcionadas e pautas pela educação, lisura e ética. 

Agora, o que vai acontecer? Eventualmente, vocês vão ter que procurar um novo candidato. E talvez, tenham que fazer o trabalho que essa turma fez. Pode ser que eles não estejam fazendo o esperado agora, mas eles fizeram antes. Fizeram campanha, buscaram procurações, usaram argumentos – mas tiraram o síndico da situação e entraram no poder. 

Não estão conseguindo entregar? Ainda mais fácil. Vocês ainda têm muitos argumentos para destituírem esse síndico eventualmente, se ele cometer uma falta grave nos termos do Código Civil. Ou então, vamos para a eleição. Arrumem outro candidato, ou se candidatem, e tentem fazer algo melhor do que o representante que está hoje no poder. É difícil, eu sei que é complicado. Mas a turma que está hoje no poder fez a lição de casa, e por isso se elegeu. 

Mauro Conte: É curioso. O atual síndico, enquanto estava como oposição, achava tudo muito caro, e hoje até precisou reajustar. Então talvez, hoje, ele consiga ter uma ideia melhor da estrutura de despesas do condomínio. 

A oposição às vezes fala, a gente se depara com situações parecidas, em que falam sem embasamento, sem conhecer, inclusive, o balancete. Hoje vi um colega nosso no grupo [ o grupo de whatsapp do SíndicoLab] falando ‘vamos fazer um teste, uma provinha com o conselho, com os próprios moradores. Perguntas sobre a questão financeira. Qual o valor dos contratos dos elevadores’.Muita gente não acompanha, mas critica. Critica sem embasamento.

Então, hoje, talvez, ele tenha essa noção do que é a despesa, qual é a estrutura de despesa do condomínio. 

Independente da contratação de auditoria, que pode ser o caso mais adiante, eu diria o seguinte. O síndico, nós síndicos, temos a obrigação de prestar contas – de maneira ampla e com total transparência. Se isso está acontecendo, os moradores poderão checar qual foi reajuste e o motivo do mesmo. 

Entendo também que se houve reajuste da taxa condominial, este reajuste deveria ter sido deliberado em assembleia. Então, verifique se isso não foi deliberado em assembleia. Se foi, o síndico deve ter apresentado as razões de fazer o reajuste. Se houve reajuste sem assembleia, está irregular. Exceto se for algum assunto emergencial. Mas o reajuste de cota condominial, obrigatoriamente, deve ser deliberado em assembleia. 

Por aí, dá para ter uma ideia de qual foi o reajuste, qual foi o aumento de despesa. Se tudo isso não for o suficiente, aí sim os moradores se reúnem e solicitam à administradora e ao síndico a contratação de uma auditoria, numa próxima assembleia, em assuntos diversos, também os moradores podem se manifestar em relação à contratação de auditoria. 

Eu acho que com uma prestação de contas bastante transparente, detalhada, é possível identificar se houve a contratação de um serviço a mais, ou o porquê deste reajuste. Caso isso não evolua, aí sim é sugerido, recomendado, a contratação de um profissional capacitado, um auditor.

Veja, abaixo, o vídeo com os nossos especialistas:

 

Quer mandar a sua dúvida para o SíndicoLab Responde? Você pode escrever um e-mail para gente, no ola@sindicolab.com , ou mandar a sua DM pelo instagram!

O que fazer quando a oposição assume o condomínio ? SíndicoLab Responde

 

O que fazer quando a oposição assume o condomínio ? SíndicoLab RespondeCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

O que fazer quando a oposição assume o condomínio ? SíndicoLab RespondeCurta nosso LinkedIn

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima