Por Ruy Rodrigo Vieira

Muitos síndicos me perguntam: por que eu preciso ter uma apólice de seguro de responsabilidade civil profissional?

  1. A maioria que contrata este seguro tem o objetivo de atender o BID de concorrência, então é uma arma poderosa na apresentação de uma proposta comercial no momento que o gestor, ou gestora,  concorrer em um condomínio.
  2. Este seguro irá proteger o patrimônio do síndico caso, devido a sua atividade profissional, ocorra um ato danoso que proporcione prejuízos financeiros ao seu cliente – o condomínio. Neste caso, a apólice de seguro indenizará os prejuízos que o síndico for condenado a indenizar ao condomínio, por erro, omissão, imprudência ou imperícia.
  3. Na apólice de seguro do condomínio existe uma cláusula de cobertura que é Responsabilidade Civil do síndico, então não preciso ter um seguro de síndico?

Vamos comparar as circunstâncias e verificar o que a apólice de responsabilidade civil do síndico profissional cobre ou não:

Exemplo de evento de Dano Apólice condomínio Cobre? Apólice do Sindico Cobre?
Ocorreu um vento forte e danificou o patrimônio do Condomínio, mas identificou-se que só aconteceu porque faltou a manutenção preventiva (os parafusos estavam enferrujados, por exemplo) NÃO SIM
Este mesmo evento proporcionou prejuízos a terceiros, ou até mesmo de condôminos SIM SIM
No momento da assembleia, o síndico manifestou uma ação perante aquele condômino que sempre causa estresse nas reuniões e também está inadimplente, informando que ele não pode votar por estar inadimplente.
Este condômino vai se sentir moralmente lesado e mover um processo
NÃO SIM
Calúnia e difamação do síndico NÃO SIM
Erros administrativos que possam provocar um prejuízo ao condomínio NÃO SIM
Atos desonestos de empregados do síndico NÃO SIM
Falhas ou omissões relativas à contratação de seguros, plano de benefício de pensão ou pecúlio e administradoras de condomínios ou serviços pertinentes NÃO NÃO
Extravio, roubo e furto de documentos NÃO SIM
Extensão de cobertura aos Subcontratados NÃO SIM

Síndico, proteger seu patrimônio e sua integridade proporciona trabalhar de forma mais leve. Qualquer ser humano está sujeito a erros. Lembre-se:  o síndico tem mais de 201 obrigações legais na gestão do condomínio.

*Ruy Rodrigo Vieira é corretor de seguros especializado em seguro de condomínio. É o idealizador do projeto “Síndico Seguro Sabe Tudo”.

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima