fbpx
SíndicoLab Responde
LAB RESPONDE –INFILTRAÇÕES

Infiltração na garagem – SíndicoLab Responde

 

É inegável que o grande volume de chuvas causa danos por onde passa. Afinal, em poucas horas, pode-se chover o esperado para um mês inteiro. Não tem como cravar que todos os empreendimentos estão preparados para esse nível de demanda.

Porém, é fundamental prestar atenção aos resultados da ação da chuva. A nossa pergunta dessa semana é sobre esse tema:

Com o período de chuvas, tenho percebido infiltrações nas garagens. Como começar a resolver?

Confira as respostas dos nossos especialistas:

Infiltração na garagem - SíndicoLab Responde

Ligia Ramos: O primeiro ponto é: por que não vimos isso antes? Problema de infiltração de garagem, que envolve impermeabilização, geralmente não pode ser tratado no período das chuvas. Vai ter que esperar parar de chover, secar, para poder dar o correto tratamento.

Mas a gente está supondo que é um problema de impermeabilização. O problema pode ser mais simples. Você chegou a checar os ralos? Ralos entupidos, se não dão vazão, a água começa a subir, e aí você tem infiltração em locais onde não existe a impermeabilização.

Nesse sentido, é importante que sempre nesse período antes das chuvas, o zelador, o manutencista, chequem se a tubulação não está entupida.

A tubulação de água pluvial passa, geralmente, abaixo do térreo, no primeiro subsolo das garagens. Basta que, com uma madeira, vá batendo, para ver se o tubo não está cheio de terra. Isso acontece porque os ralos dos fundos das floreiras, às vezes, por uma questão natural da filtragem da terra, acabam recebendo acúmulos de detritos. E isso acaba indo para dentro do tubo, diminuindo a sua vazão.

Então, com chuvas muito fortes, não vai haver vazão, vai transbordar e pode haver uma infiltração. Em resumo: tente prevenir. Tente averiguar e fazer com que, antes da chuva, você já tente tratar os possíveis vilões, que vão fazer com que você tenha problemas nesse período.

Infiltração na garagem - SíndicoLab Responde

Stefan Jacob: No caso de infiltração na garagem, eu vejo três problemas que acabam acontecendo, e trazem essa infiltração na garagem, mas que têm origens diferentes.

O primeiro caso é aquele de emenda de laje. A gente tem duas lajes, tem um certo desnível e ali há um vão. Nesse vão, as pessoas costumam fazer um acabamento com um produto que a gente conhece como mastique, ou um silicone, algo do tipo. Normal vazar água por lá. Como as garagens geralmente não são impermeabilizadas no chão, é natural que você tenha que fazer um reparo nessa vedação.

Existem também os casos em que há uma trinca na laje. Existe uma trinca, uma fissura, uma rachadura – que passa de um andar para o outro.

Nesse caso, precisa chamar um engenheiro, entender até que ponto está comprometida a estrutura da laje, ou se é só fazer uma abertura e uma amarração, o que depende de um engenheiro.

E temos também as infiltrações causadas pelo excesso de água dentro das cortinas e das paredes diafragma. As paredes diafragma, que normalmente já sai água de lá, de maneira natural, e há o acabamento em PVC, na lateral ou, no fundo da garagem, onde lá costuma descer água. Então, tem uma canaleta lá embaixo.

Então, é interessante que o condomínio, de tempos em tempos, tire esse acabamento de PVC, tire essa vedação, e verifique a canaleta embaixo. Se ela está limpa, se o ralo dela está limpo, porque pode ir acumulando água e pode ir transbordando dessa parede diafragma e cortina.

Infiltração na garagem - SíndicoLab Responde

Mauro Conte: O que eu recomendo é a contratação de um profissional especializado, uma empresa especializada, nessa parte de impermeabilização, dar uma rastreada em todo o pavimento térreo, quais são os pontos de infiltração. Pode ser que exista um problema em algum ponto de uma manta, uma jardineira, e a manta já tem problemas ali, se é necessário fazer uma manutenção.

O que eu recomendo é não fazer nenhum tipo de reparo paliativo, porque quando se trata de mantas, é necessário sim segregar as áreas, fazer um trecho completo.

Então, minha sugestão é procurar um especialista, uma empresa especializada para fazer uma checagem geral e mapear quais são os pontos com infiltração e fazer o que for sugerido. Infiltração não é bom deixar muito tempo para resolver.

 

Confira alguns SíndicoLab Responde:

Não se esqueça de nos acompanhar em nossos outros canais:

Infiltração na garagem - SíndicoLab RespondeCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

Infiltração na garagem - SíndicoLab RespondeCurta nosso LinkedIn

Infiltração na garagem - SíndicoLab Responde Confira nosso Site

LAB RESPONDE –INFILTRAÇÕES

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados