fbpx

Desabamento do condomínio: sua apólice cobre, de verdade?

 

Ruy Rodriigo Vieira*

Síndicos e síndicas, ao pensar na coluna, decidi escrever sobre  um acontecimento concreto que motivou a criação do meu projeto em compartilhar conhecimento de seguro para que vocês gestores possam ter paz de espirito e tranquilidade financeira na gestão condominial.

Este evento ocorreu em 2012. Foi um desmoronamento de toda parte central do condomínio. O síndico possuía laudos de engenheiros calculistas e estrutural, onde seria inimaginável que um evento deste poderia acontecer com o condomínio.

Desabamento do condomínio: sua apólice cobre, de verdade?

Após dois anos do evento, foi realizada uma assembleia extraordinária, para esclarecer que o seguro não possuía cobertura contratada para o ocorrido. Vocês nem imaginam a dinâmica desta assembleia. O síndico virou vidraça muito apedrejado por que o seguro não amparava o evento e o código civil no artigo 1346 determina obrigatoriedade de fazer o seguro contemplando todos os danos de destruição e Incêndio, algo não observado nas contratações dos seguros.

Ao ver a consequência das circunstâncias perante aos proprietários de unidades que necessitaram levantar conforme matéria mais de R$ 200 mil para refazer suas propriedades, isso impactou nas relações profissionais, familiares e patrimonial.

Esse sofrimento me levou a idealizar este projeto de orientar e mudar a forma de realizar, eliminando que outros síndicos possam passar por situações deste tipo e também as famílias sofram as perdas de seus sonhos, seus lares e dignidade.

E o seguro errado contra um seguro certo, tem um impacto financeiro mensal menor que um café expresso por mês por condômino.  É  isso mesmo: para fazer o certo que dá tranquilidade e paz não custa mais que um café por mês, basta entender conhecer e dedicar a devida atenção e importância.

A dica importante é no momento de fazer o seguro você reflete sobre o código Civil 10.406 artigo 1346. Para saber se sua apólice cobre este tipo de situação você precisa procurar um especialista que avaliará se está contemplando todos eventos de destruição, incluindo o desabamento desmoronamento dentre outras coberturas – para que a apólice de seguro de a proteção para estes tipos de eventos.

*Ruy Rodrigo Vieira é corretor de seguros especializado em seguro de condomínio. É o idealizador do projeto “Síndico Seguro Sabe Tudo”.

Desabamento do condomínio: sua apólice cobre, de verdade?

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima