Cuidados com o gás natural

Cuidados com o gás natural

 

Em julho, um casal morreu no Rio de Janeiro e a causa foi a inalação contínua de monóxido de carbono, provenientes do aquecedor à gás da unidade condominial. Infelizmente não foi a primeira vez que isso aconteceu. Por isso, é fundamental estar sempre de olho na manutenção desses equipamentos – tanto nas áreas comuns, como nas unidades privativas.

Apesar de ser um sistema seguro é essencial que o síndico, além de fazer a sua parte mantendo a manutenção preventiva em dia das áreas comuns, siga comunicando os moradores sobre a necessidade desse cuidado, que é anual.

“As instalações prediais que utilizam gás encanado e os equipamentos como aquecedores requerem manutenção preventiva anual, assim como devem ser realizadas por profissionais habilitados”, aponta Denis Veiga, gerente de integridade da Comgás.

Além da comunicação, o síndico pode também disponibilizar funcionários para vistoriarem, dentro das unidades, os aparelhos ligados à rede de gás, uma forma de oferecer mais atenção ao tema.

Confira abaixo mais algumas dicas sobre como manter seu condomínio em segurança:

  • Um dos principais pontos de atenção para evitar vazamentos é quando há reformas. Saber onde a tubulação passa é fundamental para que a mesma não sofra devido ao mau uso de ferramentas como martelo e furadeiras – não importa se a benfeitoria acontece nas áreas comuns ou na unidade;
  • Nas unidades, as válvulas de fechamento de gás devem estar instaladas como pede a legislação e serem de fácil acesso;
  • Os tubos flexíveis que fazem a conexão do gás com os aparelhos devem estar sempre bem conservados e sem torções;
  • Todos os aparelhos ligados à rede devem estar sempre com a manutenção em dia;
  • Os locais onde o gás é usado pedem ventilação permanente – o que é exigido pelas normas de segurança.

Cuide bem da segurança do seu condomínio, e esteja sempre de olho nos cuidados de manutenção e os comunicando aos moradores!

Siga a gente no nosso canal do youtube!

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima