por Aldo Busuletti*

Uma das dicas importantes para criar um relacionamento com os condôminos que são seus eleitores e futuros divulgadores de sua gestão é iniciar e planejar suas estratégias , planos de trabalho e criar procedimentos.

Para isso, comece entendendo o condomínio. Compreenda as necessidades e comprometa-se em entregar o que prometeu. Nesse sentido, se possível, use a tecnologia, que é uma grande aliada.

As ferramentas existentes permitem que os gestores realizem uma coleta de dados que são essenciais para desenvolver um programa de trabalho e os processos a serem criados. Processos eficientes e que atendam plenamente às expectativas dos clientes para evitar que eles partam para a busca de um novo síndico é fundamental.

O atendimento de excelência é um dos grandes trunfos para quem deseja fidelizar o cliente. Isso faz com que você conquiste o condômino e gere empatia. Para ganhar a confiança, é essencial que o atendimento prestado seja ágil e proporcione o que ele precisa – entendendo a sua ansiedade ao fato em questão.

A melhoria contínua é imprescindível para qualquer atendimento, mas é ainda mais relevante para quem tem problemas e sente a necessidade de ser ouvido em um determinado momento seja qual for o problema: desde o mais simples até um com solução complexa.

Às vezes não damos a devida atenção a uma solicitação considerada inadequada. É aí que mora o erro. É fundamental que possamos compreender e buscar uma maneira de explicar e ajustar a imposta, para aquela situação, o que, no futuro, pode até virar um case da nossa gestão.

Mais uma vez ,se torna de extrema importância e fundamental que o gestor deva se preocupar em continuar tratando o condomínio com a mesma importância quando foi eleito pela 1° vez.
Manter o relacionamento com o condômino sempre como se fosse o 1° dia, é essencial. Dessa forma, o sindico demonstra preocupação com ele e se mostra engajado na sua satisfação, indo além da simples vontade de melhorar.

Além disso, cabe lembrar que ele se mostra cada vez mais bem preparado e capaz de solucionar e conduzir eventuais conflitos com mais rapidez e valorizar o patrimônio com benfeitorias e modernização, ações importantes para evitar o descontentamento.

Ao continuar com o mesmo atendimento e ser atendido com presteza e agilidade no momento em que mais precisa, o condômino fica satisfeito e se torna cada vez mais fiel.

Por isso, é importante que os gestores tenham a iniciativa de estruturar, executar e acompanhar as ações de forma continuada, todas elas voltadas para as prioridades e os desejos dos condôminos .

A avaliação do condomínio sobre sua gestão é essencial à fidelização. Essas ações andam de mãos dadas. É por meio da crítica que podemos sempre aprimorar nossos serviços e garantir condôminos satisfeitos, e eles vão dar feedbacks.

Pesquisar a satisfação do cliente e entender qual o grau de satisfação em todos os sentidos é uma iniciativa que traz resultados consideráveis. Assim como superar as expectativas o torna ainda mais fiel.

Fazer eventos e buscar ter uma proximidade com o condômino é uma forma de aproximação. Parabenizar pelo aniversário , desejar sempre felicidades em datas importantes e comemorativas.

Lembrando que, se você quer crescer, é muito importante uma equipe de trabalho. Logo, quando se diz que uma equipe é eficaz, é o mesmo que dizer que ela é certeira e conquista (ou até supera) os resultados inicialmente desejados.

Equipes maduras e bem ajustadas costumam ser eficazes. Seus membros se comunicam bem, conhecem seus limites e têm habilidades complementares. Conhecem os procedimentos e processos e você, como líder, deve treiná-los.

Você deve sempre estar à frente e conhecer os condomínios pelo qual foi eleito, com isso o sucesso e a longevidade vem. Algumas ações realizadas por mim.

  1. Disponibilidade 24h
  2. Atendimento mensal ao condômino em horário determinado e dias alternados entre os meses.
  3. Reunião mensal com conselho
  4. Sistema digital a sua disposição
  5. Constituir um SAC

Lembrando que toda a tecnologia a sua disposição nunca irá suprimir o atendimento pessoal.

*Aldo Busuletti é síndico desde 1996, sendo a 1° nota fiscal como síndico profissional emitida  em 1999. O mesmo mantém da mesma época pelo menos 5 condomínios e dentro de sua carteira um crescimento, pois mantém por mais de 3 gestões os condomínios sob sua gestão.

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima