fbpx

Por Denise Gensas*

Trago para você dicas que vão ajudá-lo na construção de uma carreira de sucesso no mercado condominial.

Antes de iniciar, preciso passar um alerta importante: veja a sua carreira como o seu grande negócio. Afinal, quando o profissional enxerga dessa forma, ele se realiza e consegue ver longe onde pode chegar, por isso, para que seja bem-sucedido no segmento é necessário ter esse entendimento de visão empreendedora.

1. Autoconhecimento

O primeiro passo é saber quais os seus pontos fracos que devem ser melhorados e aptidões que o destacam como síndico profissional e também frente aos concorrentes. Dessa forma, conseguirá ver as habilidades e competências que deverá desenvolver e/ou aprimorar para se diferenciar, isso é fundamental para o seu sucesso profissional.

2. Networking

Construir uma boa rede de contatos permite que você troque vivências e ideias, faça parcerias de negócios e receba indicações.

Porém, não pense que o networking é uma relação onde você só ganha. É importante entender que o velho pensamento egoísta: “o que eu vou ganhar” não cabe mais. Hoje os relacionamentos sólidos e consolidados surgem através da visão ganha-ganha, o que colabora para o êxito profissional de todos.

Logo, compreender que essa rede de contatos é pautada na base da troca de informações, experiências e conhecimentos é fundamental, senão dificilmente você terá êxito se pensar em ganhar sempre.

Você deve ser verdadeiramente interessado com seus pares, pois se o fizer de maneira falsa cedo ou tarde será descoberto e visto como interesseiro diante do mercado.

Seja uma pessoa interessante que será lembrado e bem quisto.

3. Marketing Pessoal e Profissional

O marketing pessoal é hoje uma ferramenta estratégica fundamental para o sucesso profissional. Por isso, quando conduzido de maneira planejada e assertiva ajuda a criar uma imagem consistente e coerente, dando mais visibilidade a você profissionalmente com o intuito de que se torne referência na área condominial.

Portanto, o marketing pessoal é de extrema importância, pois fortalece o crescimento pessoal e profissional da “marca” da pessoa, uma vez que se refere ao desempenho individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e profissionais.

4. Empreendedorismo e inovação

Seja empreendedor e inovador na gestão e também na sua carreira condominial. Incorporar essa competência faz com que você seja capaz de ir mais longe. Isso porque, quem tem essa visão, pode fazer uma análise dos cenários do mercado de modo amplo, vislumbrando desafios e oportunidades.

5. Marketing Digital

O marketing digital é uma importante ferramenta para os resultados na sua carreira e negócio.

Ele gera relacionamentos, fortalece sua marca e atrai oportunidades. Por isso, fazê-lo através das mídias digitais é promover seu serviço e sua marca, uma vez que atinge um número grande de pessoas, principalmente clientes em potenciais.

6. Planeje a sua carreira

O último ponto e por sinal importantíssimo é ter o planejamento da sua carreira, pois através dele irá traçar de maneira estratégica os objetivos, metas e ações que o ajudarão a se destacar.

Ele serve como um direcionamento para não perder o foco nem se frustrar com os desafios e assim conquistar o seu crescimento no mercado.

Finalizo com um recado que digo sempre aos síndicos gestores condominiais. Lembre-se: Você não é empregado de condomínio e sim o gestor, um prestador de serviço especializado. Portanto, desenvolva a mentalidade empreendedora e assuma a posição de líder da sua carreira e negócio.

Uma pitada de sorte e bom trabalho na sua carreira empreendedora!

* Denise Gensas é estrategista e consultora de carreira, especialista em desenvolvimento e aceleração de carreira para síndico gestor condominial , idealizadora e coordenadora do Síndico Profissional Talks e diretora de planejamento e capacitação da Assosíndicos RS.

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima