Como captar mais clientes SíndicoLab Responde
Para quem é novo na sindicatura profissional, ser apresentado a novas oportunidades de negócio pode ser um desafio e tanto. É verdade que há muitos condomínios, principalmente nos grandes centros urbanos, mas chegar a uma indicação pode ser um desafio e tanto.
A pergunta dessa semana é de um síndico que está nessa situação.
Sou síndico profissional há pouco tempo no mercado. Minha maior dúvida é: como e onde prospectar novos clientes?
Confira as respostas dos nossos especialistas:
Stefan Jacob: Aqui no portal do SíndicoLab, você pode encontrar várias dicas de síndicos profissionais, grandes síndicos, de como eles prospectavam, de como eles começaram. A gente tem o quadro “Quem é o síndico?” e lá tem bastante dica a esse respeito.
Mas acho que uma dica, para mim, mais importante de todas, é você fazer um bom trabalho em um condomínio, como síndico profissional e procurar os prédios vizinhos. Esses prédios vão buscar referência nesse prédio que você já atua, e a taxa de sucesso é muito grande nesse caso.
Mauro Conte: O início não é fácil, a não ser que a gente já tenha uma porta aberta com alguma incorporadora, por exemplo. Mas nem todo mundo tem essa condição. O que eu posso dizer é, primeiro, construir uma imagem, como um disse em uma palestra que eu dei no Secovi, e saber qual é o nicho, qual é o viés que você tem mais habilidade. Se é para condomínios já estabilizados, pequenos, condomínios grandes.
Se já é possível identificar o perfil que você tem como profissional, seria legal já criar um nicho como eu, no início da carreira. Por força das oportunidades, eu achei que tinha que me dedicar no mercado de implantações, e aqui estou até hoje, fazendo implantações mas também trabalhando em condomínios estabilizados, comerciais, mais por conta das indicações que surgem, a construção do nome, da imagem. Mas a base de tudo é fazer um bom trabalho.
Divulgar no grupo de amigos, às vezes algum amigo tem um condomínio que possa te indicar – aconteceu isso no começo da minha carreira. Um parente me indicou em um condomínio grande, condomínio-clube, até que a gente possa ter o reconhecimento do nome. Também é importante participar dos eventos. Mas acho que a base de tudo é construir a sua própria imagem, ter boas referências. Começa em um grupo pequeno e a coisa vai se ampliando. Daqui a pouco vem uma indicação por uma construtora, ou o boca a boca, mas não tem uma receita mágica. O que eu posso sempre dizer é: construa uma boa imagem, e procure os seus grupos mais próximos de relacionamento – de whatsapp, pessoal de faculdade, grupo de família, procura já divulgar por ali que acontece.
Você faz o primeiro condomínio, é indicado por um outro, e assim vai. Eu também comecei assim. Não comecei com dez condomínios, comecei com um. E tive a sorte de ter sido indicado, de ter sido reconhecido pelo meu trabalho. Aí eu fui evoluindo, criando uma estrutura, uma equipe. Mas comecei realmente do zero. É a dica que eu posso dar. Não tenho uma receita específica, construa a sua imagem, construa o seu nome, em referências mais próximas possíveis, para que essas pessoas possam te indicar em outros condomínios. É assim que se começa uma carreira. Boa sorte para você e conte comigo para o que precisar.
Ligia Ramos: Normalmente, a gente prospecta clientes na nossa base instalada. Ou seja: o síndico profissional, normalmente, é indicado por pessoas que já conhecem o seu trabalho. Normalmente não parentes ou amigos dos moradores do condomínio que você já tem.
Outra grande fonte de indicação são as administradoras, que tem um trabalho já alinhado com o seu. Então, busque fazer parcerias com administradoras, visite-as. Tente entender como eles trabalham, a transparência que eles dão ao seu trabalho. E, dessa maneira, estando alinhados adminstradora e síndico profissional, todo mundo sai ganhando com esse tipo de parceria.
Anunciar em veículos, fazer mídia, isso é bom. Mas, na verdade, vamos pensar: síndico é um cargo de confiança. Não é uma coisa que você tem que fazer um leilão.
Geralmente esses processos, onde vão muitos síndicos, indicados de todo mundo, uma confusão, isso nunca dá muito certo. O ideal é que vocês sejam escolhidos pelo fruto do trabalho e das boas práticas – e todo mundo vai comentar e vai querer te chamar.
Confira os últimos SíndicoLab Responde:
- Teste de estanqueidade em condomínio
- O síndico pode decidir sobre quem mora na minha unidade?
- O que fazer quando a oposição vira situação no condomínio?
- Problema com a individualização da água em condomínios?
- Quem deve fazer a condução das assembleias?
- O síndico pode me proibir de usar a vaga na garagem?
- O proprietário pode usar a área comum, com a sua unidade alugada?
- Obras antigas: é possível cobrar o síndico que já saiu do cargo?
- Qual a diferença entre zelador e gerente predial?
- Remoção de porta de correr após envidraçamento, é possível?
- Quais as responsabilidades do síndico envolvendo obras no condomínio?
- Garantidoras e inadimplência em condomínio
- Problemas com o clima político no condomínio?