fbpx
Aluguel de carros no condomínio: facilitando a locomoção dos condôminos e agregando valor ao trabalho do síndico

Aluguel de carros facilita a locomoção dos condôminos e agrega valor ao trabalho do síndico

 

O mercado condominial brasileiro vem passando por mudanças significativas nos últimos tempos, e uma das novidades que vêm ganhando destaque é a economia do compartilhamento. Cada vez mais, os moradores preferem ter acesso a algo ao invés de ter aquilo para si em tempo integral.

O serviço de aluguel de carros no condomínio é um exemplo. Também chamado de carsharing, conta com operações em várias grandes cidades do país, oferecendo uma solução simples e eficaz para facilitar a locomoção dos condôminos, além de agregar valor ao imóvel.

Conversamos com o Roberto Ferolla, um dos sócios da UseCar, empresa que presta este serviço em cinco estados do Brasil, para entender sobre o serviço. Ele salienta que o benefício não é somente para o condômino, e sim para o síndico também, que pode contar com estes carros em seu condomínio sem nenhuma taxa ou valor, levando autoridade para o seu trabalho e contentamento dos moradores.

Roberto ainda informa que a ideia veio do conceito de facilitar a locomoção dos condôminos, como o processo com bicicletas e patinetes elétricos que vimos nos últimos tempos. ‘’Iniciamos as atividades logo antes da pandemia, agora que toda esta tempestade passou, cada vez mais condomínios requisitam este serviço’’, disse o sócio da empresa.

 

Como funciona o serviço de carro de aluguel no condomínio?

 

A contratação do carro no condomínio é feita inteiramente de modo digital, a partir do download do aplicativo da empresa. O morador escolhe, então, o tempo que deseja alugar o carro e efetua o pagamento por meio do próprio app. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e conta com um sistema de cartão para recarga de combustível, além de um SAC para quaisquer problemas que possam ocorrer durante a utilização do carro.

O síndico do condomínio tem o único trabalho de ceder as vagas para os carros, preferencialmente em locais de maior circulação de condôminos, para facilitar a divulgação e a visualização do serviço no empreendimento.

Segundo Silvestre Monteiro, síndico profissional de diversos empreendimentos que utilizam o serviço de carsharing, a iniciativa é uma ótima maneira de agregar valor ao condomínio sem nenhum custo adicional para os condôminos.

Um caso exemplar da utilidade deste serviço foi relatado por ele, em que um condômino precisou levar sua filha ao médico com urgência, mas o SAMU demorou muito para chegar. Com o carro de aluguel disponível no condomínio, o condômino pôde levar a filha rapidamente ao hospital, evitando maiores complicações. Ele destaca que, em sua experiência, viu que a utilização deste tipo de serviço é mais bem-sucedida em condomínios com mais de 200 unidades.

 

Custo-benefício dos carros de aluguel no condomínio na prática

 

O SíndicoLab também conversou com a síndica Mari Sobral, ela destaca que o serviço foi bem recebido pelos condôminos e agrega valor ao patrimônio condominial e à gestão do síndico sem criar trabalho adicional para o gestor.

A empresa de aluguel de carros disponibiliza pacotes que tornam o serviço mais acessível para os clientes que residem no condomínio, reduzindo os custos e oferecendo a opção de agendamento – foi o que a Janaína Martins, moradora do condomínio administrado pela Mari Sobral nos disse, também em entrevista.

Janaína é uma usuária regular do serviço e elogia a eficiência e o custo-benefício do aluguel de carros no condomínio. Ela cita um caso em que precisou atualizar o aplicativo antes de fazer o check-out do carro, e o atendimento ao cliente da UseCar Carsharing resolveu o problema sem gerar multas por atraso.

Apesar de haver situações em que o uso de carros de aplicativo é mais barato, Janaína afirma que o custo-benefício de alugar o carro no condomínio é muito vantajoso.

 

O síndico pode agregar valor à sua gestão com o serviço de carros de aluguel

 

Em tempos de mudanças constantes, é essencial que os condomínios estejam atentos às necessidades dos seus moradores. O serviço de carros de aluguel no condomínio é uma iniciativa que se mostra cada vez mais relevante, oferecendo comodidade e praticidade aos condôminos que precisam se deslocar sem possuir um veículo próprio.

Além disso, a disponibilidade de carros no próprio prédio pode contribuir para uma maior segurança e facilidade no transporte de bagagens e compras. Ao adotar essa prática, os síndicos podem agregar valor ao condomínio e atender às demandas da comunidade de maneira inovadora e eficiente.
Por mais que, em algumas situações, seja mais econômico utilizar o famoso carro de aplicativo, o aluguel de carro pode se tornar uma rotina condominial cada vez mais viável.

E que síndico não gostaria de ser visto como uma figura de respeito e autoridade no seu condomínio? Ainda mais oferecendo um serviço que não pesa no bolso dos moradores e não dá trabalho para gerenciar. É uma vantagem e tanto e, pelo jeito, este mercado tende a aumentar.

Por Felipe Franco, redator do SíndicoLab

Aluguel de carros no condomínio: facilitando a locomoção dos condôminos e agregando valor ao trabalho do síndico

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?