fbpx

A violência nos condomínios e o síndico profissional

 

A cada semana vemos uma notícia triste diferente envolvendo síndicos e moradores de condomínios Brasil afora. O que será que tem acontecido no nosso país? Por que há tanta violência em condomínios e o síndico profissional?

Não adianta dizer que “sempre foi assim”. É inegável: há uma onda de ódio assolando a nossa sociedade, e isso passa, é claro, pelos condomínios, que nada mais são que micro representações de como vivemos em comunidade.

O caso do síndico que tomou uma surra e precisou ser internado na UTI, que inclusive precisou voltar ao hospital para mais uma cirurgia neste final de semana, acendeu o alerta: os moradores desistiram de conversar? Onde fica o diálogo em um momento como este?

A violência nos condomínios e o síndico profissionalOu quando assistimos situações de agressões envolvendo os moradores, muitas vezes físicas. Ou até quando funcionários são alvos de violência, o que, além de uma situação lamentável, ainda pode gerar um problema judicial para o condomínio – e para o síndico.

Para nós, síndicos profissionais, o diálogo deve ter um papel central na nossa atuação. É conversando que entendemos problemas, pedimos orçamentos, trocamos ideias com nossos pares.

É assim, também, que o nosso modelo de sociedade evoluiu: com trocas honestas, conseguimos ceder um pouco, assim como o outro também cede. Ninguém fica 100% satisfeito, porém, as situações caminham para um desfecho com mais tranquilidade.

Incentivar a conversa entre partes que não estão se entendendo pode ser desafiador, mas é importante destacar que o síndico profissional deve apostar nesse tipo de saída.

Caso não se sinta a vontade para fazer essa mediação, vale a pena contar com serviços especializados, focados em condomínios mesmo. Com uma escuta de fora, problemas antigos podem ganhar novos caminhos, e caminhar para uma solução.

O conflito descambar para a violência é uma decisão de cada um. Mas o síndico pode, sim, ajudar para que o condomínio seja um espaço de mais diálogo!

*Rafael Bernardes é co-fundador do SíndicoLab e síndico profissional

A violência nos condomínios e o síndico profissional

 

A violência nos condomínios e o síndico profissionalCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

A violência nos condomínios e o síndico profissionalCurta nosso LinkedIn

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?