fbpx

A importância do controle de acesso na segurança do condomínio

 

segurança e ondominio
como a entrada do condomínio impacta na segurança?

Observando este prédio com cerca de 30 a 40 anos de construção e pensando em segurança, você acha que o risco de invasão é pequeno, médio ou grande?

A importância do controle de acesso na segurança do condomínio

Se você concluiu que o risco é elevado, acertou!!! Mas o que será que o levou a chegar a esta conclusão? Talvez só o portão já fale bastante por si próprio.

Por exemplo, qual a segurança que um morador vai ter ao receber encomenda de motoboy? Ou ao receber uma pizza, no domingo de noite, ao mesmo tempo com três ou quatro vizinhos.Eles estarão seguros? Ou o empreendimento estará com a sua segurança ainda mais fragilizada?

Observe essa imagem que flagrei: A importância do controle de acesso na segurança do condominio

Por volta das 18h, uma moradora vai até o portão principal receber uma mercadoria encomendada.

A importância do controle de acesso na segurança do condominio

O porteiro abre o portão, o motoboy entrega a mercadoria e recebe o pagamento. Mas qual o perigo nessa cena? Temos que ter em mente que criminosos criam várias arapucas para invadir prédios ou assaltar um morador. Portanto, o ideal é minimizar ao máximo todos os riscos.

Se o entregador fosse na verdade um ladrão, poderia facilmente assaltar a senhora. E, se desejasse, poderia render o porteiro e engendrar um arrastão no local. Conseguiria, facilmente, entrar no condomínio e permitir que seus omparsas fizessem o mesmo.

Mas vamos supor que, no exato momento que o motoboy entrega a mercadoria para a moradora, com o portão aberto, estivesse passando um assaltante armado com uma faca ou revolver. Ele poderia aproveitar a oportunidade, e isso é bastante comum, para roubar a idosa ou até mesmo feri-la por algum motivo.

A pergunta-chave deste artigo é a seguinte: o que o prédio poderia fazer para ofertar mais segurança aos moradores na hora de receber mercadorias na portaria?

É nessa hora que o consultor de segurança condominial entra em cena ofertando sempre as melhores soluções de acordo com a expectativa e o bolso do cliente.

Vamos supor que o síndico está sem recurso financeiro no momento, mas precisa melhorar o nível de segurança no que tange ao recebimento de mercadorias.

A solução mais simples e eficaz seria a contratação de serralheiro para adaptar vão no gradil frontal do edifício. Veja na foto abaixo como ficaria.

A importância do controle de acesso na segurança do condominio

Com essa simples adaptação no gradil, os moradores poderiam receber encomendas sem o porteiro precisar abrir o portão. É obvio que o nível de segurança subiria alguns valiosos pontos. Nessas condições, marginal passando na frente do prédio não iria encontrar a tão sonhada porta aberta para iniciar o assalto.

Mas vamos supor que o síndico deseja fazer investimento um pouco maior para aumentar a segurança também no controle de acesso de pessoas. Nesse caso, a solução também seria simples e o mesmo serralheiro teria que instalar a chamada clausura de pedestres.

Observe o desenho esquemático abaixo com o retrato atual do prédio:

A importância do controle de acesso na segurança do condominio

Veja como ficaria com a clausura de pedestres:

A importância do controle de acesso na segurança do condominio

Temos ainda opção mais segura, formatando duas clausuras independentes, sendo uma específica para entrada e saída de pessoas cadastradas no edifício e outra somente para prestadores de serviços, entregadores e visitantes.

Ficou claro que, com pouco investimento, o síndico desse prédio pode promover as alterações citadas acima e assim elevar o nível de segurança para os moradores e porteiros.

Segurança em condomínios: a importância do controle de acesso

 

*Jorge Lordello é especialista em segurança condominial e empresarial. Escritor internacional, pesquisador criminal, palestrante e conferencista. Criador do Método Lordello de Análise de Riscos e Vulnerabilidades para Condomínios Verticais e Horizontais. Apresentador do programa Operação de Risco e comentarista de segurança do RedeTV News. Atuou como delegado de polícia, por mais de 20 anos. Conhecido na mídia como Doutor Segurança.

A importância do controle de acesso na segurança do condomínio

 

Você já segue o canal do Youtube do Síndicolab?

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados

Rolar para cima