fbpx

A importância de ter o perfil de síndico empreendedor para o sucesso na carreira

 

Você escolheu ser um síndico profissional porque viu a oportunidade de ser seu próprio patrão motivado pelo sonho de ter um negócio próprio e ganhar uma excelente remuneração por isso. A sindicatura é uma opção de carreira e também uma das formas de aplicar o empreendedorismo.

A essência do empreendedorismo parte da origem de seu termo que deriva da palavra francesa entrepreneur que significa identificar uma oportunidade e assumir os riscos de implantar.

Talvez você ainda não tenha percebido que ser síndico profissional é ser empreendedor. Então tenha o ato de encarar a sua própria carreira como um empreendimento.

Provavelmente, você está se perguntando: o que devo fazer para me preparar e tomar as rédeas dessa minha carreira como um empreendedor?

O seu desafio nessa carreira empreendedora esbarra em dois tipos de competências: técnicas e comportamentais. As técnicas estão diretamente relacionadas com a área de atuação, gestão e mercado, esta você aprendeu quando adquiriu conhecimento e capacitação. Evidentemente, precisa seguir aprimorando-se, estar em aprendizado contínuo. As habilidades comportamentais exigem desenvolvimento. E é exatamente nesse ponto que você precisa ter seu foco.

O ponto de partida é o desenvolvimento da mentalidade empreendedora, uma competência comportamental importante e que pode ser alcançada a partir do momento em que você foca no que precisa fazer para sua carreira. Por consequência, isso trará prosperidade ao seu negócio. A mente empreendedora tem a ver com atitude, afinal empreender é a arte de fazer acontecer.

Como desenvolver a mentalidade empreendedora?

 

  • Autoconhecimento: Use a matriz SWOT para fazer uma análise das suas forças e fraquezas (internas), a qual chamo de pontos de melhoria, afinal somos capazes de nos aprimorarmos sempre, oportunidades e ameaças (externas) para descobrir suas capacidades, talentos e onde pode ser melhor. Também para prevenir-se de ameaças e enxergar oportunidades, característica principal da mentalidade empreendedora.

 

  • Encontrar seu diferencial: Faça uma lista das suas habilidades, paixões e possíveis oportunidades que você percebe no mercado condominial. Sugiro que, ao fazer esta lista, enumere 10 itens de cada um destes pontos: Habilidades (o que sabe fazer), Paixões (o que ama fazer) e possíveis soluções que percebe no mercado (o que serve para os condomínios e para ter mais possibilidades observe empresas fora do mercado condominial, busque modelar e veja o que é possível adequar e trazer para os condomínios e até mesmo para a sua carreira e negócio). A união destes três elementos irá caracterizar o diferencial para sua escalada empreendedora.

 

  • Planejamento e execução: A arte de fazer acontecer envolve estes dois movimentos, planejar e executar. Um planejamento estratégico da sua carreira alinhado com seu plano de negócios é a diferença entre os que têm sucesso em seus empreendimentos.

 

Preciso dizer a você que o planejamento é uma importante ferramenta que descreve os objetivos e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite que você assuma proativamente o controle da sua vida profissional e isso é extremamente relevante neste mercado condominial cada vez mais competitivo.

Um plano pode dar mais conforto e segurança nas decisões a serem tomadas, uma vez que traz mais clareza sobre o seu cenário atual, auxilia a identificar distorções, pontos de melhorias, realinhar metas e corrigir a sua rota, ou seja, torna mais fácil a percepção de ajustes quando necessário. Funciona como um mapa para que possa consultar durante o caminho pelo qual deve seguir.

O mercado hoje em dia está dinâmico e em constante mutação. Decisões corretas, guiadas por um planejamento consistente é a principal responsável pela satisfação profissional e também pessoal.

Planejar a sua carreira, o seu negócio, é ter uma gestão estratégica. Significa, portanto, uma maior autonomia – já que, ao planificar você também se torna o responsável direto pelos avanços e não fica só esperando que o mercado defina seu rumo como síndico profissional.

Você, como síndico empreendedor, um líder, é quem deve planejar, afinal está à frente do seu próprio negócio e ele pode não ter futuro se você mesmo não tiver um plano de carreira.

Para manter uma boa visão do que almeja para sua carreira, será necessário manter o foco e concentração, lutando cada dia mais pelo seu espaço no meio condominial.

A concorrência faz parte do mercado e a tendência é aumentar, cada colega é um potencial competidor para aquele condomínio que você almeja. Procure sempre se diferenciar dos outros, então encontre o seu diferencial, construa a estratégia da sua marca para ser reconhecido pelo seu valor agregado.

Lembre-se: Você não é empregado de condomínio e sim o gestor, um prestador de serviço especializado. Portanto, desenvolva o pensamento empreendedor e assuma a posição de líder da sua carreira e negócio.

O novo ano está no início, não deixe mais uma vez que o ano passe sendo conduzido pelas situações, pessoas e acasos quando você pode ser o condutor da sua carreira, do seu negócio e ir rumo ao sucesso.

Desejo a você que 2023 seja de muitas conquistas e realizações.

Um abraço e uma pitada de sorte e bom trabalho na sua carreira empreendedora!

 

Denise Gensas, é consultora e estrategista de carreira, especialista em desenvolvimento e aceleração de carreira para Síndico Gestor Condominial

A importância de ter o perfil de síndico empreendedor para o sucesso na carreiraCurta nosso YouTube

Curta nosso InstagramCurta nosso Instagram

Curta nosso FacebookCurta nosso Facebook

A importância de ter o perfil de síndico empreendedor para o sucesso na carreiraCurta nosso LinkedIn

A importância de ter o perfil de síndico empreendedor para o sucesso na carreira Confira nosso Site

A IMPORTÂNCIA DE TER O PERFIL DE SÍNDICO EMPREENDEDOR PARA O SUCESSO NA CARREIRA

Compartilhe com seus amigos

Artigos

Inscreva-se nos cursos SíndicoLab Play!

Colunistas SíndicoLab

Assuntos

Artigos relacionados